Vilanova Artigas – Revolucionando a Arquitetura com Humanismo e Inovação.

Séria referências arquitetônicas

Conhecer grandes nomes da arquitetura é sempre inspirador para quem atua nessa área. E são muitos os profissionais que fizeram história no Brasil: Rino Levi, Paulo Mendes da Rocha e Oscar Niemeyer, entre outros. Vilanova Artigas também faz parte dessa lista de gigantes e é sobre ele que falaremos neste artigo.

João Batista Vilanova Artigas é, sem dúvida, um desses ícones que não apenas transformaram a paisagem arquitetônica, mas também redefiniram a maneira como percebemos os espaços e a relação entre arquitetura e sociedade. Neste blog, vamos explorar a vida, as ideias e o legado de uma das maiores referencias da Menniti Arquitetura.

 

Uma Vida em Busca de Inovação

Nascido em 1915 em Curitiba, Brasil, Vilanova Artigas trilhou um caminho extraordinário que o levou a se tornar um dos arquitetos mais influentes do século XX. Sua jornada começou na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), onde não só estudou, mas também lecionou mais tarde. Sua paixão pela educação se entrelaçou com sua paixão pela arquitetura, moldando uma abordagem única para o campo.

A Filosofia de Artigas: Humanismo e Integração

Artigas era conhecido por sua filosofia humanista em relação à arquitetura. Ele via os edifícios não como estruturas isoladas, mas como partes integrantes da vida das pessoas. Sua crença na importância da interação social e da funcionalidade resultou em projetos que iam além do estético, considerando a experiência humana e o contexto social. Como a maioria dos grandes arquitetos de sua época, suas idéias saíram das pranchetas para ser um grande ativista político.

     Foto: Arquivo Público do Estado de São Paulo

Desafiando Convenções Arquitetônicas

O trabalho de Artigas desafiou as convenções arquitetônicas de sua época. Seus projetos muitas vezes exibiam estruturas expostas e materiais brutos, recusando-se a esconder a natureza da construção. Este estilo arquitetônico foi conhecido como “brutalismo”. Um exemplo notável é o Edifício Louveira, onde as vigas e pilares são visíveis, destacando a honestidade construtiva.

Vilanova Artigas era bastante próximo de Oscar Niemeyer. Porém, tinha uma linha diferente do líder dos grandes criadores de Brasília.

Ele foi um dos principais responsáveis por romper paradigmas e implementar um ponto de vista mais moderno para a arquitetura brasileira.

O movimento liderado por Vilanova Artigas se chamava escola paulista ou brutalismo paulista. Tal grupo se distinguia pela ênfase nas técnicas construtivas, valorização das estruturas e uso do concreto armado de forma visível.

Por ser filiado e militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Artigas foi obrigado a se afastar das suas funções na FAU em 1969, durante a ditadura militar. Ele também foi perseguido e exilado no Uruguai por um período.

 

Edifício Louveira:   

Um Monumento à Comunidade

     Foto Maira Acayaba

O Edifício Louveira, também conhecido como Conjunto Residencial Zezinho Magalhães Prado, é um testemunho da visão de Artigas sobre arquitetura comunitária. Localizado em São Paulo, o edifício foi concebido com pátios compartilhados, promovendo a interação entre os moradores. Essa abordagem subverteu a ideia convencional de isolamento nas áreas urbanas.

Casa Vilanova Artigas

A Casa Vilanova Artigas, projetada pelo próprio arquiteto para ser a casa para se encontrar com sua esposa Virginia, é uma expressão tangível de suas ideias arquitetônicas. Situada em meio à natureza, a casa funde-se com o ambiente, criando uma harmonia entre o construído e o natural. Ela também demonstra o compromisso de Artigas em aplicar suas ideias às suas próprias vivências. Possui algumas idéias inovadoras, como a implantação da casa na diagonal, deixando várias fachadas a mostra, não apenas a frontal como era o convencional a época. Alem disso, a planta aberta com o visual para vários ambientes da casa, já demonstrava a liberdade de desenho do arquiteto.

 

A casa é toda revestida de vidro, e não possui telhado, como era comum à muitas casas da época, incluindo a Casinha. Ao invés de telhado, há uma cobertura de laje em concreto, seguindo o estilo borboleta. A casa de 1949 é feita de diferentes materiais, incluindo concreto armado, panos de vidro e paredes de tijolos.

Estadio do Morumbi

     Foto: Arquivo Nacional

O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, ou simplesmente Morumbi, é um dos projetos mais conhecidos de Vilanova Artigas. A sede oficial do São Paulo Futebol Clube foi inaugurada em 1960 e traz os traços modernistas que são a marca registrada do arquiteto, além de ter sido a primeira grande obra do arquiteto.

Artigas foi contratado pela comissão que estava administrando a obra, com representantes do time de futebol e da prefeitura do município. Como curiosidade, registra-se o fato de que o arquiteto usou 370 pranchas de papel vegetal para desenhar todo o projeto.

 

Estação Rodoviária de Jaú

     Foto: Jorge Luiz Saggioro

O projeto tem um design arrojado, com uma abertura de 4 m no nível superior e 6 m no inferior. Isso desabrocha em vértices, que formam um desenho diferente e pouco usual para esse tipo de local.

Outro ponto interessante é que as vias de acesso na parte interior da rodoviária são no formato de rampas, mostrando mais uma vez a preocupação de Artigas com a acessibilidade.

 

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

     Foto: Arte Fora do Museu

Um dos projetos de maior valor emocional para o arquiteto.

A sede da FAU consiste em uma continuidade espacial. Todos os andares são ligados uns aos outros com rampas de alturas oscilantes, que passam a sensação de que quem as percorre segue por um plano único. Além de conter grandes espaços abertos, todos os ambientes se conectam. As rampas também passaram a caracterizar muito a conexão de planos no trabalho de Artigas.

A maior inspiração para o desenvolvimento da sede da FAU foram as ágoras das pólis gregas. A ideia era de que os conflitos pudessem ser resolvidos por meio da conversa.

O Legado Duradouro

Vilanova Artigas não apenas moldou a paisagem arquitetônica brasileira, mas também inspirou gerações subsequentes de arquitetos a pensar além das limitações tradicionais. Seu papel como educador na FAU-USP é fundamental para entender seu impacto duradouro. Ele ensinou seus alunos a desafiar normas, a questionar e a inovar.

Vilanova Artigas não apenas construiu estruturas; ele construiu uma filosofia arquitetônica que enaltece a humanidade, a funcionalidade e a integração social. Seu legado transcendeu fronteiras geográficas e temporais, e seu impacto ainda é sentido na arquitetura contemporânea. Ao mergulhar na vida e no trabalho de Vilanova Artigas, somos lembrados da capacidade da arquitetura de transcender as formas físicas e tocar as vidas das pessoas de maneiras profundas e significativas.

Na Menniti Arquitetura, a utilização do concreto aparente, a conexão com a Natureza, na busca pela iluminação natural, a melhor topografia, o estudo dos ventos, nos revestimentos naturais, são as principais inspirações desta fonte tão rica da arquitetura brasileira.

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