Paulo Mendes da Rocha: A simplicidade de um brutalista

Paulo Mendes da Rocha é um dos arquitetos mais renomados do Brasil, tendo recebido inúmeros prêmios por sua obra, sendo o segundo brasileiro a ganhar o maior prêmio da arquitetura mundial, o prêmio Pritzker. Nascido em Vitória, Espírito Santo, em 1928, ele se formou em arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, em 1954, e foi assistente de seu grande mestre, Vilanova Artigas. Desde então, tem desenvolvido uma carreira de sucesso, deixando sua marca em diversas cidades brasileiras e também em outros países. Suas formas retas, jogo de luz e sombra e volumes em concreto sempre foram base de inspiração para a Menniti Arquitetura.

Uma das principais características da obra de Paulo Mendes da Rocha é a utilização de formas simples e materiais brutos, como concreto e aço, que conferem uma estética singular aos seus projetos. Além disso, ele tem uma preocupação constante com a funcionalidade e a integração de seus edifícios com o ambiente urbano em que estão inseridos. Seus projetos vão desde residências até grandes obras públicas, como o Museu Brasileiro da Escultura e o Sesc 24 de Maio, ambos em São Paulo. Em resumo, o estilo de Paulo Mendes da Rocha é marcado pela simplicidade, funcionalidade, integração com o espaço público e preocupação com a sustentabilidade e eficiência energética. Suas influências incluem o modernismo brasileiro, o brutalismo e a arquitetura japonesa.

Ao longo de sua carreira, Paulo Mendes da Rocha também se destacou como professor e palestrante, tendo sido professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) por mais de duas décadas. Seu legado é inegável e sua obra é um importante registro da arquitetura moderna brasileira.

e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) por mais de duas décadas. Seu legado é inegável e sua obra é um importante registro da arquitetura moderna brasileira.

 

Obras Importantes

MUBE-Museu Brasileiro da Escultura

Uma das obras mais importantes de Paulo Mendes da Rocha é o Museu Brasileiro da Escultura, localizado em São Paulo. Inaugurado em 1988, o museu é um exemplo da arquitetura brutalista, característica marcante do trabalho do arquiteto. Com um design simples e funcional, o museu é composto por uma série de blocos de concreto interligados por passarelas suspensas. O destaque do museu é a sua coleção de esculturas modernistas brasileiras.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Foto: Wilfredorrh

Outra obra importante de Paulo Mendes da Rocha é a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Inaugurado em 1998, o prédio é uma reforma da antiga Estação da Luz, um dos principais pontos turísticos de São Paulo. O projeto de reforma foi premiado internacionalmente e é considerado um exemplo de como a arquitetura pode preservar a história de um local ao mesmo tempo em que o transforma em um espaço cultural moderno e funcional.

Ginásio do Clube Atlético Paulistano

Foto: Escritório Paulo Mendes da Rocha

O primeiro projeto de grande destaque criado por Paulo Mendes da Rocha foi o Ginásio do Clube Atlético Paulistano, realizado em 1961.

A obra foi a que fez o arquiteto receber o Prêmio Presidência da República, na 6ª Bienal de São Paulo.

Edifício Guaimbê    

Foto: André Seiti

O estilo brutalista de Mendes da Rocha pode ser visto nas sacadas e nos demais elementos do Edifício Guaimbê, obra construída em 1965, no bairro Jardins, em São Paulo.

Casa Butantã

Foto: Uol

Em 1964, Mendes da Rocha projetou pra sua famíliaa Casa Butantã, localizada no bairro de mesmo nome, na cidade de São Paulo, e serviu de moradia para o arquiteto e sua família de 1964 a 1990.

A casa foi uma espécie de teste, trazendo o que o arquiteto chamava de “uma nova maneira de morar”. Seus grandes volumes minimalistas, suas paredes e divisórias internas em concreto, a iluminação zenital que tanto marcam sua carreira, são vistas neste grande experimento.

Capela São Pedro  

Foto: Leonardo Finotti

Em 1987, foi concluída mais uma obra de destaque na carreira de Paulo Mendes da Rocha: a Capela de São Pedro, EM  Campos do Jordão, no estado de São Paulo.

A capela tem todas as paredes de vidro, para que os visitantes também possam apreciar as belezas da paisagem da região. O local sempre atrai muitos turistas de todos os lugares do mundo.

Pórtico da Praça do Patriarca   

Foto: Lia C.

Em 2002, Mendes da Rocha assinou o projeto de um pórtico para a Praça do Patriarca, em São Paulo. O projeto foi feito em parceria com a Associação Viva o Centro e a Prefeitura Municipal.

O pórtico ocupa um local que antes era destinado a um ponto de ônibus. A ideia é que ele conecte o centro histórico com o novo. Assim, funciona como um elo que une o antigo e o moderno.

Sesc 24 de Maio

Foto: Rodrigo Argenton

Localizado no centro de São Paulo, suas rampas de acesso homenageiam as ladeiras da maior metrópole brasileira.

A edificação também conta com paredes de vidro, que são sustentadas por estruturas de ferro e formam um mosaico. Por meio dele, é possível observar o próprio prédio e também o vizinho.

Poltrona Paulistano

Foto: Ana Ottoni

O desenho original da poltrona, que é feita com barras de aço flexíveis revestidas por uma capa, foi desenvolvido em 1957. Até hoje a cadeira faz sucesso e é fabricada com tecidos das mais diversas cores e estampas.

Prêmios      

Prêmio Pritzker     

Recebido em 2006, o Prêmio Pritzker é considerado o mais importante prêmio de arquitetura do mundo. Paulo Mendes da Rocha foi o segundo brasileiro a receber essa honraria, depois de Oscar Niemeyer. O júri do prêmio destacou a capacidade do arquiteto em criar espaços públicos que promovem a interação social e a democratização do acesso à cultura.

Prêmio Mies van der Rohe       

Em 2000, Paulo Mendes da Rocha foi o primeiro arquiteto brasileiro a receber o Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-Americana. O júri destacou a habilidade do arquiteto em criar espaços de grande impacto visual e social, ao mesmo tempo em que utiliza materiais simples e de baixo custo.

Esses prêmios são apenas algumas das diversas honrarias recebidas por Paulo Mendes da Rocha ao longo de sua carreira. Seu trabalho é reconhecido mundialmente como uma contribuição significativa para a arquitetura contemporânea.

VEJA OUTROS ARTIGOS